Reclamação Trabalhista

Reclamação Trabalhista

05/03/2025 Fabio Cabral Ativo Destaque
A reclamação trabalhista é um instrumento legal que permite ao trabalhador buscar a reparação de direitos violados durante a relação de emprego. O processo é fundamentado em documentos que comprovem o vínculo empregatício, as condições de trabalho, e eventuais violações de direitos. A documentação completa é essencial para assegurar que o trabalhador tenha suas reivindicações atendidas de forma justa e adequada.

Ao garantir que a documentação está completa e adequada, o escritório pode aumentar as chances de sucesso na reclamação trabalhista, assegurando que os direitos do trabalhador sejam respeitados e que eventuais violações sejam devidamente reparadas.

  • Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de Residência atualizado (emitido nos últimos 30 dias)
  • CTPS (Carteira de Trabalho)
    • Carteira de Trabalho (se física - folhas de identificação e página do registro;
    • Carteira de Trabalho (se digital - print do resumo e dos detalhes do contrato)
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (quando houver)
  • Recibos de Pagamentos
  • Documentos que tiver relacionados ao seu trabalho (cartão de ponto, fotos que comprovem algum fato, e-mails que comprovem algum fato, ou qualquer outro documento que comprovem algum fato)
  • Mensagens de texto via celular (se WhatsApp, print da página inteira, mostrando o número e foto do contato)
  • Áudios e gravações
  • Nomes das testemunhas
  • Declaração de Imposto de Renda: Pode ser útil para comprovar a renda e eventuais diferenças salariais.
  • Relatórios de Horas Extras: Se aplicável, para comprovar horas trabalhadas além do contrato.

Categoria

Lista de Documentos

Palavras Chave

documentação, trabalhista, reclamação, reclamante

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